PUBLICIDADE


 

Ibama e Polícia Ambiental tentam coibir tráfico de animais e de madeira ilegal no Maranhão





Para coibir a prática de crimes contra o meio ambiente na Grande Ilha e no interior do estado, várias ações estão sendo coordenadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), em parceira com as equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar.

Além da operação da operação “Hiléia Pátria”, realizada pelos órgãos que descobriu 71 serrarias fantasmas localizadas em um dos maiores pólos madeireiros do Maranhão, a cidade de Buriticupu, o Batalhão de Policiamento Ambiental intensificou as operações na capital maranhense. Somente no ano passado, o saldo das operações resultou com 117 apreensões de animais silvestres; 17 caminhões foram recolhidos carregando ilegalmente areia, pedra brita e dentre outros minerais; como ainda apreenderam 683,58 metros cúbicos de madeira; e 112 ocorrências entre notificações, autuação, advertência e embargo foram lavrados pelos policiais.

O BPA realiza de forma diária fiscalizações nas Unidades de Conservação do Maranhão e também vistoriando os empreendimentos madeireiros no combate aos desmatamentos, transporte ilegal de madeira e a extração mineral, caça e pesca. Segundo o chefe da 3º Seção desse batalhão, o primeiro tenente Holanda, uma das últimas ações foi a “Operação Ambiental Gonçalves Dias” no porto Sambaqui, Raposa, Panaquatira e São José de Ribamar que tinha o objetivo de combater a pesca predatória.

Também com esse mesmo caráter, os policiais realizaram operações nas cidades de Bacabal, Monção, Bela Vista, Viana e Penalva, no decorrer do mês de agosto. Em conjunto com o Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Ministério Público de Bacabal (MP) apreenderam mais de 20 redes de pesca e fiscalizados vários empreendimentos potencialmente poluidores (impactantes) nessa região, inclusive, em Bacabal.

No primeiro semestre deste ano, inclusive, em maio, a equipe do batalhão promoveu uma ação nos pontos de entrada e saída da capital como Ponta da Espera, Barreira da Estiva, Rampa Campos Melo e nas unidades de conservação com a finalidade de combater os crimes de natureza ambientais. Além disso, contou com uma linha educativa, ou seja, foi feito um trabalho de conscientização que visou demonstrar a sociedade as resultantes negativas das práticas de ilícitos ambientais. 

“O resultando dessa operação foi positivo, pois houve a entrega voluntária de dezesseis animais silvestres. Eles eram criados ilegalmente em cativeiro e que foram encaminhados ao Centro de triagem de Animais Silvestres para processo de reabilitação”, frisou o tenente.

BPA na Hiléia Pátria
Homens do Policiamento Ambiental concedem apoio na operação Hiléia Pátria, e em apenas no mês de agosto, resultou na apreensão de quatro tratores, três armas de fogo, três caminhões e 16 serrarias foram desmontadas.

Também nessa operação, no Povoado Centro do Celer, município de São João do Caru, foi detido João Francisco Sampaio de Brito, 37 anos, natural de Vargem Grande, que estava de posse de 87 Kg de uma substância que aparentava ser maconha e mais 23,5 Kg de sementes dessa mesma substância. O acusado foi autuado na Delegacia de Polícia Civil de Bom Jardim.

Até o momento, a Hiléia Pátria descobriu 71 serrarias fantasmas, na cidade de Buriticupu, como ainda revelou que 40% da quantidade de madeira que entrou somente no ano passado na capital era de origem ilegal. Também desmontaram 27 serrarias; apreenderam 4.693 metros cúbicos de madeira e um valor de R$ 4,5 milhões de multas foram aplicadas aos empresários desse ramo que estavam na ilegalidade.

Essa ação está ocorrendo de forma simultânea em Rondônia, Pará, Amazonas, Mato Grosso e no Maranhão. Neste estado, as ações são concentradas nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Awá, Caru e Araribóia e ainda na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi contando com o apoio do Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPA/MA), Exército, Polícia Rodoviária Federal e Funai.

SALDO DA OPERAÇÃO DO BPA EM 2012
Apreensões de animais silvestres: 117
Entrega voluntária de animais silvestres: 37
Caminhões apreendidos com carga ilegal: 17
Máquinas: 6
Madeira serrada ilegal: 683,58 metros cúbicos
Carvão apreendido: 137,14 mdc
Diesel: 1.290 litros
Providências (notificação, autuação, advertência e embargo): 112

Operações de combate
A maus tratos de animais, animais em cativeiro, tráfico de animais, desmatamento, queimadas, corte ilegal de árvore, pesca predatória, pesca no período de defeso, deposição de resíduos, apreensão de madeira, animais exóticos e extração de minerais
Fonte: BPA

Postar um comentário

0 Comentários