O fim já era esperado, anunciado, mas ainda assim negado oficialmente. Nesta quarta-feira (14), porém, um dia após anunciar a chegada do novo Golf ao Brasilcom festa VIP na cidade de São Paulo (SP), a Volkswagen divulga um tipo de "admissão" do que já se sabia: a Kombi vai se aposentar ao final deste ano.
O término das atividades vem, claro, à moda do mundo automotivo com uma série especial chamada Last Edition, que chega às lojas ainda em agosto por R$ 85 mil -- preço próximo ao do sedã Jetta 2.0 TSI (com motor turbo de 200 cavalos) e bem acima do que se espera como patamar inicial do novo Golf. "Oferecida a partir deste mês, série marcará o encerramento da produção da Kombi no Brasil", confirma a Volkswagen.
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- "Aprendi a dirigir numa Kombi. Meu pai tinha uma delas, que usava em seu trabalho, e foi com ela que dei meus primeiros passos como motorista. Muitas vezes eu saía com amigos e levava uma montanha de gente na 'Kombosa' da família".
dumontsnts
"Só acho que para os puristas essa ultima edição deveria vir com o motor 1.6 refrigerado a ar, que equipava o modelo anteriormente".
Cristian Silva
"Este era e sempre foi o carro do meu pai. Ele já teve mais de 10 Kombi e com elas nos criou e sustentou por muito tempo. Passamos por muitas aventuras. Hoje, sou motorista profissional (categoria E) e já trabalhei muito com ônibus graças à velha companheira".
Alexandre Santos
De fato, segundo informações obtidas por UOL Carros, a Kombi deixa de ser produzida em dezembro deste ano, pois a partir de 2014 somente modelos equipados com freios ABS e airbag duplo poderão sair das linhas de montagem brasileiras. A Volkswagen até conseguiu instalar airbags na van, mas não foi capaz de fazer o mesmo com o sistema antitravamento dos freios (antiquada demais, a mecânica do modelo sequer possui servofreio).
Há estudos sobre possíveis substitutos (fala-se nos atuais Transporter, Eurovan etc), mas ainda não há informações sobre qual será o escolhido -- nem se ele será feito aqui ou importado.
Atualmente, a Kombi convencional é vendida nas configurações Furgão (R$ 44.918), Standard (R$ 48.429) e Lotação (de passageiros, e na qual se baseia a série Last Editon, a R$ 52.211).
Com tais preços, a Kombi se mantém como utilitário mais vendido do país (mais de 10 mil exemplares emplacados desde janeiro, ou o dobro do segundo colocado, Fiat Ducato). Com custo de produção abatido há décadas, demanda zero de investimento em tecnologia de segurança e conforto, uma inegável herança cultural e, por fim, este histórico de vendas explicam a dificuldade da marca alemã em achar um substituto para o modelo, mantendo um veículo dos anos 1950 em linha por tanto tempo.
fonte: Uol
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