PUBLICIDADE


 

Retração da gengiva causa sensibilidade mas pode ser corrigida

Retração de gengiva expõe raiz do dente, deixando-o mais sensível - Shutterstock

Segundo o consultor do Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia, Marcelo Hammoui Saad, geralmente a retração é ocasionada por doenças periodontais, causas traumáticas – como por exemplo escovar os dentes com muita força, ocasionando um trauma e fazendo com que a gengiva retraia – e por má oclusões, ou seja, o encaixe dos dentes superiores e inferiores não é ideal. Um dos sintomas frequentes da retração é a sensibilidade a alimentos quentes, frios ou ácidos.
“Quando é causado por má escovação, é indicado corrigir a técnica de escovação com escovas macias”, explica o especialista. Se for causado por má oclusão, é feito um ajuste de oclusão dos dentes a partir do trabalho do dentista, ou então, aparelhos ortodônticos podem corrigir o problema.
Em alguns casos, é possível recobrir as raízes, fazendo um enxerto no local onde a gengiva está retraída, com a própria gengiva do paciente. “Normalmente, são mais indicados em casos de trauma oclusal e por escovação”, afirma. No caso de retração por doenças periodontais, é indicado que o paciente visite o dentista e faça um tratamento adequado, com a raspagem do biofilme - ou placa bacteriana.
A escovação é indicada pelo especialista quatro vezes ao dia. “Depois do café, depois do almoço, depois da janta e a antes de dormir. Nunca é completa se não passar o fio dental”, explica. 

Postar um comentário

0 Comentários