![]() |
Cícero Neco Morais, prefeito de Estreito, recebeu a equipe contratada pelo Sebrae Nacional para a produção do vídeo que objetiva incentivar gestores públicos a promover os pequenos negócios em seus municípios.
O Sebrae Nacional, por meio da Unidade de Políticas Públicas, iniciou o ano com a produção de um documentário sobre desenvolvimento municipal e realiza entrevistas em todo o Brasil com os gestores públicos que se destacaram na oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. No Maranhão, o prefeito de Estreito, Cícero Neco Morais, vencedor nacional da premiação na categoria Lei Geral Implementada, acaba de receber a visita da equipe contratada para produção do vídeo, apontando as evidências dos benefícios concedidos pelo seu governo às micro e pequenas empresas de Estreito.
”A nova história de Estreito começou há dois anos, com um modelo de administração inovador que tem procurado recursos e parcerias para dinamizar a gestão municipal. Desde o início, o Sebrae é um grande parceiro, trazendo cursos, oficinas e conhecimento para os nossos empresários e para a população em geral”, destacou o prefeito durante as gravações, ressaltando o privilégio de ter conquistado a premiação para seu município.
“Estreito viveu um momento ímpar, pois durante 32 anos de sua emancipação foi a primeira vez que o município recebeu um prêmio importante como esse, o que tornou a nossa cidade conhecida nacionalmente. A premiação nos trouxe, ainda, mais responsabilidade na continuidade do nosso trabalho, além de abrir grandes portas para o município”, sinalizou Cicin, reforçando as parcerias como o grande diferencial de sua administração. “Os prefeitos que pensam em modernizar a estrutura de gestão, dinamizar sua administração e desenvolver a economia local devem, por exemplo, buscar o Sebrae. A minha experiência com a instituição tem rendido grandes resultados”.
Para o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges, a consagração nacional do prefeito de Estreito é exemplo de comprometimento de um gestor público com o segmento das MPEs e com o próprio Estado do Maranhão. “Os resultados que o município colhe decorrem da escolha do gestor público em estreitar cada vez mais essa sólida aliança com os parceiros institucionais como o Sebrae e com a dedicação de uma equipe alinhada às suas prerrogativas de governo e disposta a efetivar o que é proposto para um melhor dinamismo econômico do município”.
Premiação
Para estar entre os 12 prefeitos empreendedores do Brasil em 2013, Cícero Neco Morais precisou vencer na etapa estadual da premiação, onde conquistou vitória em duas categorias: Lei Geral Implementada e Novos Projetos – esta última, voltada especialmente para os gestores municipais de primeiro mandato. A premiação da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu em março do ano passado.
“O Prêmio é uma importante vitrine para o gestor que abraça o empreendedorismo, acredita nos pequenos negócios como vetor favorável à economia local e faz uso de políticas públicas para beneficiar o segmento e criar um ambiente legal de desenvolvimento sustentável no município”, destaca a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Maranhão, Cristiane Corrêa, responsável pela articulação estadual da premiação, através das 12 Unidades Regionais e dos três Núcleos de Atendimento Empresarial do Sebrae no Estado, que incentivam a participação dos prefeitos maranhenses.
“Como instituição que acredita na força do empreendedorismo e no engajamento das municipalidades para a promoção do desenvolvimento local, o Sebrae busca reunir no Prêmio a participação dos gestores públicos que estão em consonância com as diretrizes da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, fazendo valer em seus municípios esse importante instrumento legal de valorização dos pequenos negócios que, no Brasil, correspondem a mais de 95% das empresas formalizadas e mais de 50% dos empregos com carteira assinada”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
O Sebrae sinaliza a abertura das inscrições para a próxima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que devem ocorrem ainda no primeiro semestre deste ano. “Os prefeitos maranhenses já podem pensar nos cases de maior relevância em sua gestão, em favor dos pequenos negócios, que podem ser inscritos como projeto nas categorias ofertadas. Em breve, será divulgado o edital do Prêmio, contendo todas as informações sobre a inscrição dos projetos e novidades desta edição”, sinaliza Martins.
O documentário produzido pelo Sebrae Nacional que enfocará as experiências exitosas de prefeitos por todo o país deverá ser concluído no final março. Neste mês de fevereiro, além do prefeito de Estreito, a equipe de produção contratada pelo Sebrae Nacional vai conversar com os gestores dos municípios de Paragominas (PA), Resende e Três Rios (RJ).



0 Comentários