PUBLICIDADE


 

Proibida a captura e a venda do caranguejo Uçá no Maranhão

Proibida a captura e a venda do caranguejo da espécie Uçá no Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Proibida a captura e a venda do caranguejo da espécie Uçá no Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Está proibida a captura e a venda do caranguejo da espécie Uçá no estado do Maranhão. O período de defeso é importante para preservar a espécie. A determinação já está valendo e não será aceita a caça e venda do caranguejo
Quem exerce atividades e tem ainda caranguejos para vender deve informar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a relação detalhada do estoque até o último dia útil, que antecede cada período de "andada". Ou seja, para vender, o comerciante tem apresentar a licença. 
Como é caso do vendedor Antônio Carlos Júnior que afirma que já está utilizando a licença para poder comercializar o crustáceo. “Com esta guia aqui eu posso vender até acabar o meu estoque. Eu não posso mais é comprar para eu revender. Não Posso mais. Mas esse que eu tenho aqui eu posso vender tranquilamente”.
Serão três proibições neste ano. O primeiro período será de 13 a 18 de janeiro e de 28 de janeiro a 02 de fevereiro. Já o segundo período vai de 11 a 16 de fevereiro e de 27 de fevereiro a 04 de março. O terceiro e último período será de 13 a 18 de março e de 28 de março a 02 de abril.
A chefe do setor de fiscalização do Ibama, Elisângela Âmber, explica que esse período é importante para preservar a espécie. “O período de defeso compreende o período reprodutivo da espécie caranguejo Uçá. É o período que esses caranguejos, tantos os machos quanto as fêmeas, saem das suas tocas, andam pelos manguezais, realizam o acasalamento e liberação dos ovos. Então, é muito importante que as pessoas físicas ou jurídicas que fazem a comercialização, que fazem a apanha, a coleta ou transporte desse produto, respeitem o período porque é um período de reprodução. Se nós respeitarmos esse período a gente vai garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros”, explicou.
Não é só a captura em áreas naturais que está proibida nessa época do ano, também não é permitido transportar, industrializar, vender e manter o caranguejo em cativeiro. Quem for flagrado fazendo isso pode ser preso.
g1ma

Postar um comentário

0 Comentários